Finalmente

sábado, 7 de junho de 2008

Produtos que testam em Animais


Com o consumismo que existe hoje em dia esquecemos-nos que muitos dos produtos que consumimos muitos deles são testados em animais. É uma realidade. Quando vamos ao supermercado não nos lembramos que o que estamos a comprar muitos dos produtos que causaram a morte e sofrimento aos animais.


Estima-se que mais de um milhão de animais morrem, cada ano, em testes de cosméticos e produtos de beleza.

Hoje em dia já existem várias alternativas para os testes em animais



1. Simulações por computador;


2. Utilização de culturas de células in vitro para estudos de toxicidade e irritação;


3. Utilização de olhos humanos dos bancos de olhos ou das membranas de ovos de galinha;


4. Utilização de tecido humano: o laboratório Pharmagene, na Inglaterra, vem desenvolvendo a técnica de stock de tecidos humanos retirados durante uma biopsia ou algum tipo de tratamento de pacientes hospitalizados voluntários.


Adicionalmente, os fabricantes podem simplesmente utilizar:


1. Ingredientes sabidamente seguros;


2. Ingredientes orgânicos ou naturais;


3. Rótulos apropriados indicando a toxicidade. custaram a morte e sofrimento aos animais.



Os animais possuem um sistema nervoso desenvolvido, sentem dor e sofrem como nós. É um crime aprisioná-los e torturá-los em nome da beleza e da vaidade.
É um crime utilizá-los em nome da ganância e dos lucros.
Os animais não se pintam, não usam perfumes, batons, cremes, não têm medo de envelhecer, não precisam de esconder as rugas, não utilizam produtos domésticos... Porque é que ELES têm de sofrer? Ao comprar produtos testados em animais estamos a contribuir para estes crimes." Liga Portuguesa dos Direitos do Animal (http://www.lpda.pt/)




"Todos os anos, milhares de novos cosméticos, produtos de limpeza e de higiene pessoal são lançados no mercado. Potencialmente, muitos deles foram testados em animais em vários estágios do seu desenvolvimento. Antes de aparecerem nas estantes do supermercado, esses produtos passam por longas e complexas experiências que deixam milhões de animais mutilados, queimados, envenenados e expostos à acção de gases em testes ultrapassados e desnecessários.Os fabricantes alegam que os testes garantem a segurança dos seus produtos utilizados em circunstâncias normais ou em caso de algum acidente, como a ingestão dos mesmos. O verdadeiro interesse, no entanto, é limitar a responsabilidade da companhia perante um possível caso de acção judicial movida por um consumidor.Produtos comprovadamente tóxicos que foram testados em animais são regularmente introduzidos no mercado. Não importa a quantidade de testes aplicados em animais; isso não altera o facto de que muitos desses produtos são danosos se ingeridos ou se utilizados inadequadamente. Além disso, muitos desses produtos não fornecem informações sobre os tratamentos efectivos em casos de danos de saúde – limitam-se a indicar a toxidade e é só."


A esmagadora maioria desses testes NÃO SERVE PARA NADA! Por exemplo, a reacção dos olhos de um coelho a um qualquer produto é COMPLETAMENTE DIFERENTE da reacção dos nossos olhos ao mesmo produto.


Marcas Que Testam e Não Testam Em Animais.

A PETA – People for the Ethical Treatment of Animals, publica e actualiza regularmente duas listas: uma de empresas que testam em animais; outra de empresas que não testam em animais. Podem obtê-las no site http://www.caringconsumer.com/searchcompany.asp.

Tambem pode ir ao site http://www.pelosanimais.org.pt/

Ou vejam imagens em
http://www.youtube.com/watch?v=tqHzCyl3igk&feature=related
(imagens um pouco chocantes)

Sem comentários: