O Gaspar foi encontrado na Lagoa Azul num estado de subnutrição indescritível. Foi recuperado e, apesar da sua idade avançada, pois o nosso menino já terá cerca de 9 anitos, lá conseguiu ganhar uns quilinhos. De repente, começou a perder peso sem nunca o conseguir recuperar e teve mesmo de ser internado. Fez vários exames que mostraram uma infecção crónica no intestino e também alguns problemas cardíacos. Foi operado ao intestino e fez várias biópsias que confirmaram o estado de infecção crónica. Apesar de todos os seus problemas de saúde, o Gaspar continua a brindar-nos com a sua boa disposição e excelente apetite (já voltou a aumentar 4 Kg). Tem de comer ração especial para o intestino e fazer imensa medicação diária. Necessitava de ficar num ambiente protegido com uma família que o tratasse, apesar das suas maleitas, e lhe desse o fim de vida que merece.
" A Violeta foi encontrada numa feira a deambular, pedindo ajuda a todos os que passavam, tendo sido apanhada por uma amiga dos animais que não lhe ficou indiferente. Qual não foi o nosso espanto quando na consulta inicial da nossa menina verificámos que tinha o maxilar inferior partido ao meio. Notoriamente vítima de maus tratos, tentava aconchegar-se a nós, pedindo protecção. Seguiu para cirurgia e ao ser esterilizada recebíamos ainda piores notícias. A doce Violeta tinha um cancro no estômago e baço. Como nunca tinha tido sintomas de estar doente, estando sempre bem disposta, não fomos capazes de ditar o seu fim e a nossa fofa começou a fazer quimioterapia. Reagiu muito bem ao tratamento e os tumores regrediram. Continua super bem disposta e meiga. Já engordou bastante (aliás está até um pouco obesa) e procura agora uns donos especiais que saibam que ela necessita de cuidados redobrados e que a sua esperança de vida é um pouco menor do que o normal. "
"O Neco é um cão que vive há muitos anos na estação do Cacém. Acarinhado pela maioria, maltratado por alguns, lá foi sobrevivendo e sendo feliz à sua maneira. Um dia, num trágico acidente, o Neco perdeu a cauda na linha comboio, tendo sido amputada quase pela metade. Ninguém sabe muito bem se terá sido empurrado na passagem do comboio ou o que terá acontecido na realidade, o que é certo é que o Neco ficou a deambular pelas ruas cerca de uma semana criando uma infecção gigante sem ajudas. Quando fomos contactados para ajudar, encontrámos o Neco num estado indescritível, tremia imenso, não se conseguia sentar com as dores. Foi levado de imediato para a clínica que nos dá apoio e tratado. Foi preciso amputar mais um pouco da cauda e foi castrado. O Neco ficou super deprimido por estar fechado na clínica e longe do ambiente que conhecia, aliado obviamente ao seu estado físico muito debilitado. O tratamento à cauda foi moroso, pois o estado em que se encontrava já era muito mau, mas entretanto já recuperou a 100% e voltou para a estação do Cacém, sendo impossível descrever a alegria que ele mostrou ao voltar a "casa".
NIB 0007 0207 00053960009 97
Ao fazer o seu donativo, por favor envie um email para info@apca.org.pt com o comprovativo do mesmo, para nos ser mais fácil identificar no extracto a sua contribuição.
Sem comentários:
Enviar um comentário